10 janeiro, 2015

Seguir em frente


Quem é que já cometeu erros? Provavelmente vão responder, todos.

Quem é que já pediu desculpa pelos erros que cometeu? Provavelmente responderão, alguns.

Todos nós, ou pelo menos quase todos, temos a consciência de que já errámos, já fomos injustos com alguém ou já fizemos alguém sofrer.

No entanto, nem todos pedem desculpa. Talvez pensem que passado é passado e não vale a pena desenterrá-lo.

É relativamente fácil para alguns pedir desculpa na hora. O difícil é desenterrar os erros do passado e enfrentar quem magoámos e pedir desculpa.

Talvez alguns pensem que como magoaram os filhos ou netos ou outra pessoa qualquer quando eram crianças, eles provavelmente já não se lembrarão e não valerá a pena trazer essas recordações.

As crianças não esquecem. Podem recalcar, mas não esquecem. Podem até não saber bem o que as magoou, mas sentem desconforto, infelicidade ou culpa.

De vez em quando é bom recordar o passado e se temos pesos na consciência, devemos aliviá-los, confrontando a pessoa que magoámos e seguir em frente.

Se alguém nos magoou devemos também confrontá-la para podermos seguir com a nossa vida.

Nem todos aceitarão bem isto, muito provavelmente recriminar-nos-ão por estarmos a revolver o passado, vão desculpar-se dizendo que entretanto mudaram. Serão muito raros os que ouvirão e nos pedirão desculpas sentidas por aquilo que fizeram.

Reajam como reagirem, a vida é nossa e se queremos seguir em frente, muitas vezes esta é a nossa única opção.

Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário