19 dezembro, 2014

Mudar de estratégia


Às vezes é altura de mudar de estratégia. E quando é que sabemos que é a altura? Quando aquilo que fazemos nunca traz o resultado que esperamos.
Isto pode acontecer em relação aos filhos, companheiros, trabalho ou outra coisa qualquer. Nós esforçamo-nos e nunca conseguimos o resultado que esperamos, e é nessa altura que devemos parar, analisar e decidir qual o rumo a tomar e onde estamos a errar.
Se calhar o novo rumo ainda não nos trará o resultado esperado e então vamos por tentativas.
Muitas vezes quem está de fora, vê as coisas com muito mais discernimento, porque não está envolvido emocionalmente e então será bom que se tem uma boa ideia a partilhe com quem está perdido.
Não adianta fazer críticas destrutivas, nunca dão resultado. Não dá resultado chamar nomes, rebaixar ou humilhar o outro. Pelo contrário, o visado na maior parte das vezes, fará ainda pior.
O que se deve fazer é apresentar alternativas, ou seja, se achamos que uma pessoa agiu mal e provavelmente de modo inconsciente, devemos explicar-lhe em que é que achamos que agiu mal e como nós teríamos agido ou reagido naquela situação.
Todos nós queremos fazer e ser melhores. Muitas vezes não sabemos é como fazê-lo e se há uns que chegam lá por análise e sozinhos, há outros que precisarão de ajuda e é dever nosso de ajudarmos aqueles de quem gostamos e ajudá-los a melhorar.
Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário