29 dezembro, 2014

A violência psicológica


A violência psicológica é tão vasta e reveste-se de tantas formas que por vezes nem nos apercebemos de que estamos a ser vítimas dela.

Eu oponho-me a qualquer tipo de violência, gosto de paz e de harmonia e penso que a resolução para os problemas passa sempre pelo amor que dedicamos e com que tratamos os outros.

No entanto às vezes penso que se seria preferível um estalo na cara, porque aí, na maior parte dos casos a pessoa ir-se-ia embora, porque não suportaria tal acto de violência e no caso da violência psicológica muitas vezes a pessoa aguenta porque não vê que está a ser sujeita a ela.

A manipulação é sempre uma forma de violência. Se te sentes manipulado pelo teu companheiro ou companheira, pelos pais, pelos filhos ou amigos, estás a ser vítima de violência psicológica. As pessoas levam-te a fazer coisas que te provocam desconforto e com que não concordas, mas por amor a elas e para não ficares com pesos na consciência, acabas por fazer.

Se alguém te faz sentir inútil, burro, incapaz, podes acreditar que estás a ser vítima de violência psicológica.

Se alguém te humilha, fala mal de ti aos outros, contigo presente e a ouvir, és com certeza vítima dessa pessoa.

As pessoas que nos amam, tratam-nos bem, elogiam-nos em privado e em frente dos outros, fazem-nos sentir especiais e inteligentes. Não fazem joguinhos manipuladores connosco para levar-nos a fazer aquilo que querem. As pessoas que nos amam são directas, dizem o que têm a dizer. Criticam-nos em privado de forma positiva.

Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário