10 dezembro, 2013

Gostar de Ler por Ana Silvestre

O que é que eu digo a uma criança que me diz que não gosta de ler?
Digo para não desistir, para continuar a tentar, há sempre um livro certo para nós e no dia em que o descobrimos a magia acontece
Eu sempre gostei de ler, comecei por ler livrinhos pequeninos ilustrados com histórias misturadas com desenhos, até que um dia, andava eu na 3ª classe, a minha irmã trouxe da biblioteca um livro da colecção “Os cinco”, era “Os cinco e a ciganita”, desde esse dia a leitura ganhou um significado completamente novo para mim
Eu “devorava” livros, um dia uma prima mais velha ofereceu-me a colecção completa dos” cinco” e dos “sete”, que já tinha sido sua, mas agora já era adolescente e já não queria
Eu nunca vou esquecer a emoção que senti ao levar o saco carregado de livros para minha casa, acho que nunca houve um presente que fizesse brilhar tanto os meus olhos
Os livros foram a minha grande companhia ao longo dos anos
Eu sempre tive amigos e gostei de conviver, mas o prazer que sentia quando me sentava ou deitava na minha cama a ler e a sonhar é indescritível, através deles eu criava novas realidades, imaginava uma vida diferente para mim
Aprendi imenso nos livros, ajudou-me muito na escola, não só na disciplina de língua portuguesa, como em todas as outras, porque uma criança que lê muito, aprende a interpretar, aprende a pensar, ganha novo vocabulário e muito mais imaginação
Por isso eu digo: não desistam, continuem a tentar, um dia hão de encontrar o livro certo para vós e descobrir a magia que há na leitura e no dia em que a descobrirem saberão que não há filme, jogo de computador ou nada que se iguale.
Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário