11 dezembro, 2014

Gratificar os nossos filhos


Estava hoje de manhã a contar ao meu filho mais novo que o maior sonho da minha bisavó, que já morreu há bastantes anos, era saber ler.

Nasceu num tempo em que muitas meninas não iam à escola, porque os pais achavam que as raparigas não precisavam de saber ler. Precisavam apenas de saber fazer os trabalhos domésticos e tratar dos filhos.

E as crianças de hoje em dia e já mesmo no meu tempo, ficavam incrédulas, porque hoje a escola é um dado adquirido e muitas acham, que a escola é uma grande chatice.

E por isso quando os meus filhos me vêm com a conversa sobre o que é que irão receber por passarem de ano ou por terem tido uma boa nota no teste, porque alguns pais recompensam os filhos, a minha resposta é que não fazem mais do que a sua obrigação e que é um privilégio poderem frequentar a escola. Ainda hoje há muitas crianças que não têm essa possibilidade.

E acrescento ainda que a vida real não funciona assim, porque quando estiverem a trabalhar, não vão receber uma palmadinha nas costas nem um prémio de cada vez que cumprirem o seu trabalho e aquilo para que foram contratados.

Então é bom que sintam que as notas que obtém nos testes é a sua maior recompensa. Nada é mais gratificante do que sentir que fizemos o nosso trabalho bem feito.

Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário