02 janeiro, 2015

Praticar o desapego


Todos os dias eu pratico o desapego

O desapego das coisas materiais

O que é para mim, o desapego?

É utilizar as louças de um serviço de jantar que me foi oferecido pela minha mãe, sem ter medo que algum prato se parta. Se se partir, é claro que fico triste, mas é só um prato, nada mais do que isso. Foi feito para servir as pessoas, para pôr comida dentro.

Quando eu era pequena, uma vez a minha irmã, que tem mais um ano do que eu partiu de uma vez onze pratos do serviço de jantar da minha mãe. Simplesmente porque deixou cair a porta onde os pratos estavam guardados e a trepidação fê-los partirem-se.

A minha mãe é claro que ficou triste, mas percebeu imediatamente que não foi de propósito e aceitou isso.

Veio algum mal ao mundo por os pratos se terem partido? É claro que não.

Quando alguém me oferece um conjunto de banho, com cremes, perfumes e sabonetes, a primeira coisa que faço é abrir imediatamente a embalagem e utilizar os produtos o mais rápido possível, esta é a minha forma de lutar contra o apego às coisas…

Coisas são só coisas.

 

Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário