15 dezembro, 2014

A confiança constroi-se


A confiança é algo que se constrói com o tempo. Ouço muita gente queixar-se de que o companheiro ou companheira não têm confiança nelas. Como ouço filhos queixarem-se do mesmo ou mesmo alguém em relação aos amigos.

Para nós confiarmos em alguém é necessário que a pessoa demonstre que realmente é digna da nossa confiança. Se contarmos um segredo nosso a um amigo e mais tarde viermos a saber que ele o contou a outros, onde fica a nossa confiança nele?

A mesma coisa quando nos mentem constantemente, às vezes coisinhas que até nem têm importância, mas se nos mentem uma vez porque não mentirão outra e desta vez se calhar em algo mais grave?

Eu tenho bastante dificuldade em lidar com a mentira, se me mentem, dificilmente voltarei a confiar naquela pessoa. Ficarei sempre de pé atrás.

O mesmo acontece em relação às promessas, há pessoas que passam a vida a prometer coisas que nunca cumprem, que confiança é que isso nos dá?

Por isso é que eu digo que prefiro mil vezes surpresas do que promessas.

Porque é que muitas pessoas não confiam nos companheiros? Talvez porque já foram enganados por outros ou simplesmente porque as acções dessas pessoas não correspondem àquilo que dizem.

Dizem para o parceiro ou parceira terem confiança neles e depois têm comportamentos menos próprios com outros. Não é saudável, alguém querer provocar sentimentos de ciúme no outro, isso é infantil e não é amar.

Porque quem ama não gosta de fazer o outro sofrer e se vê que o seu comportamento provoca insegurança no outro, modifica-o. Isso é que é amar.

Amar é fazer tudo para ver o outro seguro e feliz.

E os filhos se querem que os pais confiem neles, têm de demonstrar que são dignos de confiança. Demora.

Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário