17 novembro, 2014

O segredo para um casamento feliz


Faço hoje vinte e quatro anos de casada! Este número nos dias que correm é quase um recorde e não minto se disser que às vezes em vez de vinte e quatro anos me parecem vinte e quatro meses.

Tenho tido um casamento muito feliz. Casei com o homem que amava, com aquele que senti que seria eternamente feliz e não me enganei.

É claro que olhando para a minha vida e vendo os meus três filhos tão crescidos e analisando cada alteração, cada mudança de casa, cada mudança na nossa vida, sei que já se passaram de facto estes anos todos. Mas passaram muito rápido.

Muitos me dizem que tenho muita sorte com o marido que tenho e com o casamento, e eu sei que sim, mas acima de tudo, sei que faço por merecê-lo.

Um casamento precisa de ser alimentado, precisa de muita compreensão, precisa de uma grande amizade e de um grande amor.

Quando os filhos são pequenos não é fácil darmos a atenção um ao outro que seria desejável e eu sei disso porque tenho três filhos e já houve alturas em que sentíamos essa falta de tempo e disponibilidade para nos sentarmos e conversarmos com calma e para namorarmos.

Mas sempre conversámos muito acerca de tudo e sempre soubemos que era uma fase e que eles iriam crescer e nós voltaríamos a ficar com tempo para nós e assim foi.

Muitas vezes um longo abraço, substituiu palavras.

Todos os dias dizemos que nos amamos, todos os dias nos beijamos, todos os dias nos ajudamos mutuamente.

Quando eu estou em baixo, o meu marido puxa por mim, mima-me, abraça-me, leva-me a passear e diz que me ama.

Quando é ele a estar em baixo, faço tudo para o animar, abraço-o, elogio-o, preparo-lhe surpresas com coisas que sei que ele gosta.

Nunca perdemos a capacidade de nos vermos como um casal. Nunca deixámos que os filhos ocupassem esse lugar. Nós, enquanto casal, somos nós e os nossos filhos são os nossos filhos.

Sempre mantive fresco na minha mente que a vida dos meus filhos é deles e que mais cedo ou mais abandonarão o ninho e o meu companheiro será o pai deles, o meu amor e a pessoa que escolhi e me escolheu para vivermos em conjunto.

Penso ser esse o segredo.

Se fosse hoje, casava novamente com ele.

Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário