25 novembro, 2014

Conseguir controlar as emoções


Quando não conseguimos controlar as emoções, são elas que passam a controlar a nossa vida.

Há pessoas quase especialistas em disfarçar emoções, não quer dizer que não as sintam, ou que as controlem, simplesmente conseguem esconde-las bem aos olhos dos outros.

Não acho isto saudável, embora seja preciso para vivermos em sociedade. Não seria nada desejável e não é, alguém que não consegue disfarçar o ódio, esconder o choro ou um ataque de riso num momento menos apropriado.

O difícil é aprendermos a controlar as nossas emoções, não a disfarça-las.

E isto requer treino, técnicas e experiência de vida. E é bom quando passamos a conseguir controlar e evitar todos os maus pensamentos que por vezes nos assolam. Seja a inveja, o ciúme, a raiva, a angústia, a ansiedade ou a tristeza.

É bom quando arranjamos técnicas que nos permitam transformar um sentimento mau num sentimento bom.

É bom analisarmo-nos e vermos se temos alguma razão ou algum motivo para sentirmos aquilo que estamos a sentir e se esse tipo de emoção nos vai trazer alguma coisa de bom ou produtivo.

Há quem controle as emoções fazendo meditação, apertando dedos, pedindo a Deus que lhe dê luz, fazendo orações a algum santo da sua devoção ou outra coisa qualquer. E há quem viva toda a sua vida, recalcando sentimentos maus. A escolha penso eu, é de cada um.

Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário