11 novembro, 2014

As pessoas dão, porque querem dar. Ninguém dá porque simplesmente, pode.


Um dia destes ouvi uma coisa que me pôs a pensar e me fez chegar a uma conclusão.

Ouvi: “Tu dás, porque podes!”. Ninguém dá, porque pode. Todos dão ou não, porque querem.

Eu não tenho a capacidade financeira do Cristiano Ronaldo para oferecer uma operação ou uma casa a alguém que dela necessite.

Mas tenho, para fazer outras coisas. Está na minha mão escolher se quero ter três jogos de lençóis em casa ou se prefiro oferecer um ou dois a quem deles necessite.

Está na minha mão, escolher não ir almoçar fora ou não ir de férias para algum sítio e dar esse dinheiro ou ajudar alguém.

O Cristiano ou outras pessoas com muito dinheiro também não têm a obrigação de ajudar ninguém, quando o fazem, não é porque podem, mas porque querem.

Até um sem-abrigo pode ser mais solidário do que muitas pessoas, ao decidir partilhar a sua comida ou o cartão onde se deita com alguém.

Resumindo e concluindo: quem ajuda, quem dá, quem oferece, é porque quer. Não é porque pode ou tem.

Ana Silvestre

 

Sem comentários:

Enviar um comentário