29 outubro, 2014

Dogmas e fanatismo


Sempre me enervaram os dogmas e o fanatismo. São coisas com que tenho alguma dificuldade em lidar e se calhar a minha aversão vem precisamente do facto de ter tido de lidar com isto muito cedo.

Eu penso que sempre tive um pensamento mais filosófico, sempre questionei, nunca me satisfizeram as respostas do género: é assim, porque tem de ser assim. Porque Deus diz que é assim.

Só que mais à frente eu encontrava uma ordem de Deus completamente diferente da anterior e nunca ninguém me conseguia explicar o motivo e qual das duas era afinal a correcta.

Hoje, cresci e continuo igual, não suporto dogmas nem fanáticos. Não suporto pessoas que se põem em pedestais, que se acham superiores às outras, que não são humildes, que não ouvem opiniões contrárias, que fazem finca-pé das suas crenças e que dizem que todos os outros estão errados.

Não tenho paciência para gente desta. Eu gosto é de boa gente, que sabe ouvir, que respeita, que é educada, que abraça sem constrangimentos, que agradece, que dá, que se senta e bebe e come connosco.

Não me venham com narizes empinados ou com ares de superioridade.

Ana Silvestre

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário