02 dezembro, 2013

Sentimentos Negativos por Ana Silvestre


Hoje escolhi falar sobre sentimentos negativos, sobre defeitos que todos nós temos, porque somos todos humanos, mas que nos custa muito admitir porque isso é admitir que não somos tão bons ou tão puros como desejávamos ser.
Não sei se já repararam que eu tenho tentado fazer um texto por dia, e o que é interessante é que os temas têm surgido naturalmente entre conversas com amigos ou familiares.
aquilo que tenho reparado é que é extremamente difícil, admitirmos que já sentimos ciúmes, inveja, rancor, ódio, mágoa de alguém.
Mágoa não é assim tão difícil nem ódio, agora inveja ninguém quer admitir que já sentiu. Toda a gente acha que inveja é uma palavra ou sentimento demasiado feio para admitirmos até a nós próprios que já o sentimos. E então, dizemos que foi ciúmes e não inveja, porque ciúmes é um bocadinho melhor que inveja 
Então quando um amigo, um colega, alguém que conhecemos muito bem, é elogiado publicamente, ou fez uma coisa muito bem feita e foi muito aplaudido por isso, ou quando achamos a nossa melhor amiga mais bonita do que nós e sentimos um apertinho no coração, o que é? É ciúme ou inveja?
Quando alguma pessoa recebe qualquer coisa que nós desejávamos tanto, é ciúme ou inveja o que sentimos?
Eu acho que todos nós já sentimos tudo isso, só que é muito difícil admitir, mas aquilo a que eu cheguei à conclusão é que é muito libertador admitirmos os nossos sentimentos, admitirmos que somos imperfeitos e que não mandamos nos nossos sentimentos.
Mas a partir do momento em que admitimos aquilo que estamos a sentir, é muito fácil liquidar com esses sentimentos, e em vez de sentirmos rancor, desejar todo o bem do mundo a essa pessoa.
Os maus sentimentos trazem essencialmente mal a quem os sente: corrói, magoa, definha, provoca doenças. E nós temos o poder de transformá-los em coisas boas, em pensarmos que se essa pessoa recebeu isto ou aquilo ou se foi reconhecida se calhar é porque na realidade merecia e ficarmos contentes por ela.
E mesmo que achemos que não mereceu, paciência, temos de aceitar. E continuar sempre a tentar fazer o nosso melhor, a fazer o bem a toda a gente e um dia vai ser a nossa vez!
Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário