11 dezembro, 2014

Receber os amigos em casa


Estava ainda há bocado a lembrar-me, enquanto fazia o almoço, de uma amiga que a minha mãe tinha e que lhe fazia muita confusão os jantares que a minha mãe dava em casa e mais tarde, quando eu própria casei e comprei casa, os jantares que eu preparava para os meus amigos.

Fazia-lhe confusão o trabalho que aquilo dava, a barafunda e depois termos de arrumar e limpar tudo.

A mim não me faz confusão nenhuma, acho que herdei este gosto da minha mãe.

Adoro ter a casa cheia de gente. Adoro o cheiro da comida. Adoro conviver à roda de uma mesa, principalmente da minha mesa.

Para mim não é o mesmo num restaurante. Num restaurante assim que acabo de comer, apetece-me ir embora, não é intimista. Não podemos rir e brincar da mesma forma que o fazemos em casa.

Gosto do que antecede um jantar. Gosto de preparar a comida, de fazer sobremesas. Gosto de preparar a mesa. Gosto de beber com os meus amigos antes de jantar e de petiscar.

Há pessoas que raramente convidam os outros porque lhes mete impressão a barafunda.

Eu não me importo de ir buscar mesas extras e cadeiras. Quando convido alguém, gosto de os receber da melhor maneira possível. Gosto que se sintam tão confortáveis como na sua própria casa e acho que consigo.

Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário