22 novembro, 2014

Os dias maus da nossa vida


Todos nós temos momentos maus na nossa vida.
Não há absolutamente ninguém que nunca tenha passado por uma fase má, mesmo os que têm um casamento feliz, filhos que nunca se desviaram do bom caminho e que têm saúde, dinheiro, bons pais, dão-se bem com a família, têm trabalho, conseguiram tirar os cursos que queriam; todos nós temos momentos maus e fases péssimas.

Mas nem todos lidamos com essas fases negras da mesma forma. Aí é que está a diferença.

Há quem se afunde, deixa a tristeza criar raízes dentro de si e depois é muito difícil libertar-se dela.

Há quem desista, há quem se suicide, há quem se torne amargo, há quem se torne azedo e depois há quem se vá abaixo de vez em quando, mas a força interior consegue sempre trazê-lo à tona.

Para quem tem dificuldade em recuperar da dor e em encontrar algo que o faça querer continuar a viver, penso que pode fazer uma coisa que o pode ajudar.

Arranje uma caixa bonita que ao olhar para ela se identifique e que lhe traga boas sensações, pode ser comprada ou feita ou enfeitada por nós próprios, o que é importante é que nos seja agradável à vista.

Quando estiver bem, escreva num papel tudo por que está agradecido nesta vida. Escreva o que o faz sentir bem, seja o dia na praia, sejam os filhos, a mulher, o marido, os pais, os amigos.

Vá acrescentando coisas à lista, cada vez que se lembrar de algo.

Vá arranjando pequenas recordações de momentos felizes, sejam conchas de praia, bilhetes de um concerto, de viagem, qualquer coisa onde se tenha sentido feliz. Vá guardando pequenas recordações dos sítios que o deixaram feliz e descrevendo o que sente quando lá está.

Quando se sentir profundamente infeliz, abra a caixa e reveja e leia tudo e acredite que tudo vai melhorar.

Por favor, sejam felizes, não deixem que a tristeza e o rancor façam morada em vós.

Sem comentários:

Enviar um comentário