19 novembro, 2014

O tempo não volta atrás


“Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante”, esta frase foi extraída do livro “O principezinho”, como penso a maior parte de vocês, saberá.

E é uma das frases deste livro, entre tantas outras, que eu nunca esqueci e das que mais gosto.

O nosso tempo é o um dos bens mais preciosos que temos. E quando o oferecemos a alguém, fazemos crescer qualquer coisa que se tornará importante.

Quase todas as pessoas se queixam de falta de tempo. Saem de manhã para trabalhar, regressam à noite e mal têm tempo para dedicar aos companheiros e filhos, quanto mais aos pais, avós, irmãos, restante família e amigos.

Só que o tempo perdido não volta. Se não aproveitamos para estar com quem gostamos, se não dedicamos tempo de qualidade àqueles que amamos, esse tempo não volta.

E um dia, os nossos pais e avós morrem. E um dia os nossos filhos crescem. E um dia as nossas amizades acabam.

Muitas pessoas vivem obcecadas com a ideia de fazerem voluntariado, de oferecerem o seu tempo aos mais necessitados, e eu acho muito bem, mas lembro-me das palavras da madre Teresa de Calcutá quando um dia alguém lhe perguntou como podia fazer para ajudar e ela respondeu que devia começar pela sua própria casa.

Às vezes esquecemo-nos disto, esquecemo-nos do nosso marido ou mulher, dos nossos filhos, dos nossos pais, dos nossos amigos. E na ânsia de nos sentirmos úteis à sociedade, acabamos por perder um tempo precioso com os que nos estão mais próximos.

O tempo não volta atrás. Aproveita.

Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário