21 novembro, 2014

A melhor mãe do mundo


O meu filho mais novo todos os dias me diz que sou a melhor mãe do mundo, várias vezes ao dia, abraça-me e repete-me isto.

Os outros dois também já me disseram isto quando eram mais pequenitos. Hoje já não dizem. Hoje apontam-me defeitos, questionam o que eu lhes digo e criticam-me.

Mas amam-me, isso eu sinto. Continuam a abraçar-me e a beijar-me, só não me dizem as palavras mágicas.

E penso que isto é crescer.

Houve um tempo em que eu era perfeita aos seus olhos. Em que tudo o que a mãe dizia era lei e a mãe sabia mais do que todas as outras mães.

Não sou perfeita, tenho até bastantes defeitos e hoje eles sabem disso. Já não me veem com o seu olhar inocente de crianças.

Isto é crescer.

E eu fico orgulhosa deles, porque sei que cumpri o meu papel.

Nunca pretendi que os meus filhos me achassem perfeita, porque não sou, assim como eles não são e não acredito que haja nenhuma mãe perfeita.

Sou simplesmente uma mãe que ama os seus filhos de forma incondicional e que quer que eles construam a sua própria vida.

Nunca escondi os sentimentos dos meus filhos, se me apetecesse chorar, chorava, se estava zangada, mostrava. E eles aprenderam a demonstrar também os seus sentimentos.

Mas sabe bem, enquanto durar, ouvir as palavras mágicas: és a melhor mãe do mundo.

Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário