14 novembro, 2013

Há coisas que me incomodam

Há coisas que me incomodam, que me deixam triste e até zangada por vezes. Incomoda-me e deixa-me triste o racismo, a xenofobia e a homofobia. 

Incomoda-me e entristece-me que alguém se julgue superior aos outros devido à cor da pele, à raça, à etnia, à religião ou à orientação sexual. Incomoda-me quem trata os outros de forma depreciativa ou com altivez devido a ter tido mais instrução ou mais possibilidades, ou devido a ocupar algum cargo importante na sociedade. 

Irritam-me os que julgam os outros pela aparência (é claro que eu também já julguei, mas imediatamente afasto esse tipo de pensamento).

Irritam-me os que pensam que são donos da verdade, que não querem aprender nem evoluir, nem tentar perceber as coisas de outro modo. Irritam-me as pessoas que se armam em “vítimas”, que se fazem de coitadinhas, que gostam que tenham pena delas. Enervam-me os autoritários, que não ouvem ninguém e simplesmente gostam de mandar. 

Incomodam-me, deixam-me zangada e entristecem-me os que gostam de humilhar os outros, que têm prazer em fazer os outros sofrer, para sua própria diversão. Incomoda-me a falta de solidariedade, o poder ajudar o outro e nada fazer para o ajudar. 

Não gosto de egoístas, que pensam primeiro em si, sem se porem no lugar do outro. Fico triste com quem não consegue demonstrar os sentimentos, não consegue dizer que gosta, não consegue demonstrar afecto e carinho. E é isto… Ana Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário